Como transcrever uma pergunta jurídica em uma pergunta jurimétrica?

Uma pergunta jurídica, normalmente, envolve o estudo normativo de leis, princípios jurídicos e pensamentos abstratos. Por esse fato, essa pergunta não é testável, e não pode ser descrita a partir de uma hipótese. Portanto, é necessário transformar as questões jurídicas em questões jurimétricas através de perguntas que possam ser feitas no formato de hipóteses, podendo ou não se manifestarem na realidade através das decisões jurídicas.

Podemos olhar para a forma de se estudar Câmaras Criminais como exemplo a Seção Criminal, em que compete analisar matéria de direito penal e processo penal tanto em grau de recurso como ordinário. A Seção de Direito Criminal do estado de São Paulo é composta pela Turma Especial e 16 câmaras, divididas aos pares, em oito grupos.

Uma outra forma de se estudar as Câmaras Criminais seria, não pelo processo, mas por meio dos dados, onde é necessário delimitar os objetivos que a pesquisa busca, definindo assim, parâmetros específicos, alcançando maiores objetivos, sendo sempre possível o surgimento de novas perguntas no decorrer da análise.

2 Curtidas