Ferramentas úteis para gráficos

Muitas vezes queremos acrescentar gráficos às nossas análises ou até mesmo usá-los para explorar nossos dados, mas nos deparamos com algumas dificuldades:

  • Fazer gráficos com R ou qualquer outra linguagem de programação pode exigir certo tempo de aprendizagem se você não tiver alguma noção básica;
  • A interface para criar gráficos de programas como Excel geralmente não é muito amigável ou intuitiva;
  • Gráficos de Excel geralmente não são muito bonitos – ou requerem muita customização (e tempo) para que fiquem mais apresentáveis.

Felizmente, existem algumas ferramentas que são mais amigáveis para fazer gráficos! Claro, elas não são tão customizáveis quanto fazer com R, por exemplo, mas são mais fáceis de usar. Deixo aqui algumas sugestões:

Playfair

Mais simples de todos os sites listados aqui, é uma boa opção para gráficos estáticos e básicos, como gráficos de barras, linhas, etc. Basta copiar e colar os dados na aba data e definir que coluna vai em que lugar do gráfico na aba chart.

Flourish

Ferramenta para gráficos interativos bastante completa, com vários tipos de gráficos (exemplos aqui). Tem desde os mais simples, como gráficos de barra, até os mais complexos, com fluxogramas animados. É possível criar gráficos a partir de templates, o que facilita o processo.

Raw Graphs

É um pouco parecido com o Flourish, com a vantagem de não precisar criar um login para usar. Se quiser só explorar a ferramenta, o site dá a opção de usar dados já carregados; caso contrário, basta copiar e colar a tabela ou fazer upload do arquivo.

Canva

Voltado mais para ~design~ e marketing (tanto que os gráficos são apenas uma pequena parte de tudo que é possível fazer no site), o Canva tem mais cara de “gráficos bonitos para apresentações” e menos cara de “gráficos de relatório estatístico”. Também tem templates e o tutorial ajuda bastante. De qualquer forma, é razoavelmente intuitivo.