Jurimetria: por onde começar?

A jurimetria é o campo de análise quantitativa do direito. Para realizar esse tipo de análise, algumas habilidades básicas são necessárias: (1) habilidades de computação e (2) conhecimentos estatísticos.

Normalmente, o estudante de direito não possui conhecimentos nem de estatística, nem de programação. Tendo isso em vista, este tópico foi criado a fim de construir, colaborativamente, um repertório de referências para estudar e adquirir essas habilidades.

Além disso, adicionamos uma terceira categoria de referências: (3) exemplos de pesquisas jurimétricas. Este último tópico é importante para inspirar e ilustrar como essas habilidades são aplicadas na prática.

Fiquem à vontade para colocar a referência que quiserem.

Sempre que possível, coloque o site da referência, ou pelo menos aonde é possível encontrá-la.

Também é importante adicionar uma breve descrição do conteúdo, que responda de que assunto esse material trata e por que ele é importante para alguém que está começando a pesquisar nessa área.

R for Data Science (Hadley Wickham)

Uma referência que eu considero essencial quando o assunto é programação em ciência de dados, é o livro R for Data Science do Hadley Wickham. O livro do Wickham é importante porque ele introduz o leitor ao universo do tidyverse. O tidyverse é um conjunto de pacotes criados pelo autor que seguem uma mesma filosofia e uma mesma gramática. Quando combinados, eles se tornam uma arma poderosa pra fazer análise de dados.

O livro, em si, contém uma introdução a isso tudo e traz também exercícios práticos, que ajudam no aprendizado. Além disso, o livro está disponível online, de forma totalmente gratuita!

https://r4ds.had.co.nz/