Você sabe qual é a diferença entre pesquisas populacionais e por amostragem?

Podemos pensar em pesquisa populacional quando estivermos analisando uma população inteira, como por exemplo, ao entrevistarmos todos os alunos de uma escola X. Como vantagem, nessa metodologia de pesquisa é possível levantar todos os dados dos entrevistados de forma mais precisa por estarmos diante de 100% de uma população. No entanto, esse tipo de análise contém informações mais simples e na maioria dos casos, não existe aplicação de técnicas estatísticas.

Já a pesquisa por amostragem é caracterizada por ser feita em apenas uma parcela da população, como se imaginássemos apenas uma fatia da população e não ela inteira. A análise por amostragem nos impõe utilizar técnicas de inferência estatística(considerando margens de erro e se valendo de testes de hipótese) a fim de, com base em uma parcela da população, concluir algo sobre a população inteira.

Por terem menos participantes, as pesquisas por amostragem permitem a coleta de mais dados sobre cada participante. Então, de um lado, as pesquisas por amostragem podem ser mais específicas e detalhistas, do outro, elas impõem a utilização de técnicas mais sofisticadas e avançadas para concluir algo sobre o mundo. A pesquisa populacional, entretanto, é sempre muito cara e muito demorada.

A decisão entre realizar uma pesquisa populacional ou por amostragem está relacionada com as perguntas de pesquisa.